Clique na foto para ver o meu trabalho

O nascimento de uma tendência

          O conceito de manicure começou na Índia, a cerca de 5000, com o uso da henna(corante castanho avermelhado extraído das cascas e das folhas de uma árvore conhecida como Lawsonia inermis, usado na Índia e no norte da África). Esta prática se disseminou e foi adotada por diferentes culturas. Acredita-se que os povos do sul da Babilônia deram um passo mais a frente por volta de 4000 anos antes de Cristo, e aplicavam ouro sólido para alcançar a arte perfeita em manicure.
          Os chineses, por volta do ano 3000 a/C viam as cores das unhas como uma maneira de indicar riqueza e status social. Eles não usavam henna nem ouro, mas, uma mistura de clara de ovos, gelatina, cera de abelha e goma arábica.

          As tonalidades desejadas eram criadas misturando-se pétalas de rosas, orquídeas e impatiens(tipo de rosa) e sulfato de alumínio. Não era um processo fácil, e as unhas tinham que permanecer embebidas nessa mistura durante algumas horas para a cor se fixar. De acordo com um manuscrito Ming do século 15, as cores mais frequentemente usadas eram variações de tonalidades de vermelho e preto
          Com o passar dos anos, os chineses passaram a pintar as unhas com as cores da Dinastia atual. Durante a Dinastia Chou(cerca de 600 anos a/C), o pó de ouro de prata eram usados para criar as cores usadas pela nobreza. As unhas eram também incrustadas com pedras preciosas e complexos desenhos cloasonados. Parece que a cor da unha estava estritamente reservada para a realeza naqueles tempos. Algumas fontes sugerem que, se um membro das classes inferiores fossem vistas usando unhas pintadas, ele seria sentenciado à pena de morte.
Esmalte Chen Yu usado na década de 1940

          No antigo Egito, Nefertiti(rainha no 14° século a/C) e Cleópatra foram as primeiras a tornar as unhas vermelhas famosas.
          Durante seus respectivos reinados, a hierarquia da sociedade era indicada pela cor específica usada: Quanto mais forte o vermelho, mais poder a pessoa possuía.
          Apesar da provável prática existir muito antes, dizem que Nefertiti pintava suas unhas com uma cor vermelho-rubi. Nefertiti e sua corte real usavam henna(e, por vezes, mesmo sangue) para pintar suas unhas. Vampirismo?
          Cleópatra, a última rainha do antigo Egito, continuou essa tendência no primeiro século antes de Cristo. Ao contrário de Nefertiti, acredita-se que ela nos deixou como herança uma impressionante tonalidade carmesim. durante seu reinado, as mulheres de classe mais baixa era permitido apenas cores pálidas, já que o vermelho era reservado somente para a realeza.
          Esta fascinação pelas unhas vermelhas permanece até os dias atuais.

Crescentes angústias

          Nos poucos séculos que se seguiram não surgiu muitas novidades para as tendências dos esmaltes. Costuma-se dizer que este foi um período de crescentes angústias para a arte de manicure, não obstante haver alguns destaques notáveis.
• Cerca de 1500: Os Incas são reconhecidos como criadores da arte das unhas. Acredita-se que eles decoravam as    pontas de seus dedos com imagens de águias.
• De 1500 a 1800:
   - Ao darmos uma olhada nos quadros criados durante este período notamos que "o pintar as unhas", de algum modo,       permaneceu a mesma coisa durante estes séculos;
   - Muito embora não tenhamos bastante certeza, mas acredita-se que a arte francesa de manicure apareceu pela       primeira vez em Paris no século 18;
   - No começo do século 19, as unhas eram frequentemente tingidas de vermelhos com óleos perfumados antes de       serem pintadas e polidas com couro;
   - O foco eventualmente mudou das unhas tingidas para uma unha asseada e polida, permanecendo a tendência até os       anos 30.

A grande novidade vem através da tinta de carro



          O catalisador para o veniz colorido das unhas que tanto conhecemos e amamos, foi uma tinta de grande polimento criada em 1920 para pintura de carros. Sim, você está lendo corretamente, para pintura de carros!
          Uma maquiadora francêsa de nome Michelle Manard teve a engenhosa idéia de adaptar estas tintas para serem usadas em unhas. Ela estudou a fundo a fórmula, e desenvolveu um verniz brilhante, semelhante aos esmaltes usados hoje. Seu patrão, a companhia Charles Revson, viu nisso uma mina de ouro, e começaram a trabalhar para aperfeiçoar a fórmula. Os proprietários Charles e Joseph Revson se associaram a um homem chamado Charles Lachman, e, usando a idéia original de Michelle Manard, criaram um esmalte opaco, que não deixava estrias, baseado em pigmentos ao invés de corantes. Em 1932, a companhia mudou seu nome para Revlon e começou a vender o primeiríssimo esmalte moderno.
Um dos primeiros anúncios da Revlon na década de 30

          O primeiro tratamento de unhas moderno ficou conhecido como "Moon Manicure"(manicure da lua). Para alcançar essa aparência, as cutículas eram cortadas, as bordas livres lixadas com pontas, e o esmalte era aplicado somente no meio das unha, deixando a meia lua e a ponta sem nada.

O cinema colorido - A mulher em technicolor


          A introdução do cinema colorido em 1922 afetou mais do que apenas a indústria cinematográfica. Tonalidades de cinza se tornaram coisas do passado e os espectadores de cinema começaram a ver tudo colorido: atores, atrizes, cenários, guarda-roupa, maquiagem...
          Toda mulher almejava eles. A Revlon, sempre à frente do jogo, percebeu isto e criou uma grande linha de esmaltes para satisfazer as necessidades dos consumidores. Desde então, tudo que aparecia nos filmes e na televisão viravam moda imediatamente.
Rita Hayworth

          Anos 50: vermelho, vermelho e mais vermelho. Esmaltes escarlates, combinando com batons, estavam em plena moda.

Lucille Ball

          Anos 60: o foco passou do vermelho para as tonalidades menos chamativas.

Elizabeth Taylor

          Anos 70: estrelas como Goldie Hawn, Mia Farrow and Farrah Fawcett, tiveram muita aceitação com cores mais naturais. Época da discoteca, começa a década dos esmaltes sintéticos. As unhas tornam-se extremamente longas através de várias técnicas.

Goldie Hawn

          Anos 80: shows de sucesso como Dynasty and Dallas emfatizavam “vermelhos cheguei”, e fúcsia, enquanto estrelas, como Madonna, fizeram do neon a última moda. O verniz sintético é substituído pelo verniz de fibra. A decoração não é mais limitada aos esmaltes – pedras preciosas e vários acessórios entram em uso. Surge a profissão de designer de unha.

Madonna com suas unhas de néon

          Anos 90: esta década foi talvez definida por uma única cor para as unhas: Chanel’s Rouge Noir/Vamp. Tirando o chapéu para Nefertiti e a idéia de colorir as unhas com sangue, Vamp(sedutora, atraente, e geralmente também perversa e cruel), foi criado para competir com as mesmas cores como o “dried blood”(sangue coagulado/seco). Esta cor vermelha escura e preta tornou-se uma veneração clássica que ainda é altamente solicitada no dia seguinte. Além do mais, unhas de acrílico, desenhos nas unhas e numerosas cores se tornaram padrão.
Uma Thurman usando Vamp no filme pulp Fiction(Tempo de Violência)

          Atualmente, o Sr. esmalte é o grande superstar por seus próprios méritos. Há cores e mais cores, acabamentos, polimentos, texturas, fórmulas e métodos para serem levados em consideração.